fbpx

Antes de investir em qualquer lote, avalie o potencial de valorização

Construir um imóvel do jeito que você sonhou é um atrativo, mas para isso é preciso escolher o lote ideal para comprar, afinal fazer um bom negócio com tranquilidade e segurança é o que todo mundo deseja.

Por isso, antes de adquirir qualquer lote é importante pesquisar primeiro, analisar as opções e observar quais são os principais pontos a serem levados em consideração.

Confira agora 8 dicas que preparamos para você e escolha a hora certa de comprar um bom lote:

Conheça a região onde deseja comprar um lote

Comece pela região que deseja investir. Conheça o comércio local, converse com vizinhos, entenda quais são as previsões para aquele local como linhas de ônibus, mercado, shoppings, pontos turístico e outros.

É fundamental verificar se o local é urbanizado, se possui uma boa infraestrutura com energia elétrica, rede de água e esgoto, áreas verdes, além de saber se é um local com segurança

Com alguns minutos de conversa e uma rápida pesquisa, você poderá avaliar se vale a pena comprar um lote na região.

O que deseja construir?

Se você procura um lote para construir uma casa, pense em como ela será, quantos quartos e banheiros você deseja, como será a cozinha, se você deseja um quintal para plantas ou uma piscina com área para churrasqueira.

Agora, se for um lote para fins comerciais, é fundamental pesquisar as necessidades do seu negócio: você precisará de quantos escritórios? Terá um refeitório? Terá área de estoque ou garagem?

Sendo assim, visite outros estabelecimentos do mesmo ramo para ter novas ideias.

Onde está localizado o lote?

O desnível do terro é um dos pontos chaves que influenciam na obra do seu imóvel. O lote pode ser:

  • Plano (quando não há desnível);
  • Aclive (quando ele sobe em direção ao fundo);
  • Declive (quando ele começa mais alto e desce em direção ao fundo).

Para cada desnível, um projeto diferente terá que ser criado, para que tenha um melhor aproveitamento do terreno. Normalmente, terrenos com desníveis costumam ser mais baratos, porém, como proporcionam construções diferenciadas, o projeto provavelmente custará mais caro.

Neste caso, consulte um profissional para calcular o custo da obra e se ela vale o investimento, de acordo com suas possibilidades e necessidades.

A metragem se encaixa em seus planos?

Você precisa avaliar a metragem do terreno. Ela deve ser grande o suficiente para comportar todos os seus sonhos.

Procure um lote que você consiga visualizar a sua casa perfeita, pesquise bastante e veja se cabe tudo. Além disso, não esqueça de consultar também as leis municipais para usufruir de toda a área.

Entenda qual é o tipo de solo e a posição com relação ao sol

É importante você saber qual é o tipo de solo que se encontra no lote que deseja comprar, assim você terá uma visão mais real dos custos da obra.

Observe se há presença abundante de pedras ou água. Isso pode influenciar diretamente na construção, pois em locais com muitas pedras o solo costuma ser mais duro, do contrário quando há muita umidade, você poderá ter problemas com infiltração, por exemplo.

Outro ponto a ser observado é a posição do sol, onde ele nasce, se põe e como é o ângulo do lote em relação ao movimento solar. A área dos quartos é recomendado que seja construído voltado para o nascer do sol, pois assim receberá luz na parte da manhã e não ficará quente à tarde.

Fique atento se o espaço do terreno voltado para o nascer do sol não está sendo bloqueado por outra construção, pois isso acarretará em sombra o dia inteiro, além de deixar a residência fria e com maior umidade.

Fique atento quanto a documentação do lote antes de comprar

Antes de qualquer negociação, verifique se o espaço está registrado de acordo com as normas da Prefeitura, se há alguma irregularidade e se o proprietário que consta na documentação é o mesmo que está vendendo o lote.

Fique atento quanto a localidade. É uma área de proteção ambiental ou nascente? Se for, a legislação não permite que sejam ocupadas. Mas fique calmo, todas essas informações constam no Cartório de Registro de Imóveis.

Além disso, não deixe de contar com a ajuda de uma empresa sólida com ampla experiência no mercado imobiliário, isso poderá diminuir os riscos, afinal é importante fazer uma busca sobre a situação do lote que está prestes a investir.

Esteja preparado!

Não se comprometa com o pagamento do lote se não tiver condições de prosseguir com as fases seguintes, ou seja, a construção do imóvel. Mesmo que não tenha pressa em morar lá, saiba que qualquer terreno vazio pode trazer riscos de segurança e manutenção.

O ideal é se preparar tanto para a compra como para a construção, portanto se planeje muito bem antes de investir em qualquer lote.

Já anotou todas essas dicas? Então agora é só procurar aquele local dos sonhos e construir seu imóvel. Conheça os lotes que temos aqui em Bragança Paulista, localizados em ótimos condomínios.

Quer saber mais? Entre em contato com a Imobiliária Bertelli pelo telefone (11) 4033-4493 ou pelo nosso WhatsApp (11) 98259-5874 e nos conte o que você deseja. Os nossos corretores terão o prazer em lhe atender.

Precisa de ajuda?