fbpx

Tire suas dúvidas sobre o que é uma área comum em condomínios

Uma das melhores partes de morar em condomínio é poder usufruir das áreas comuns, principalmente as de lazer. Porém, muitas pessoas ainda tem dúvidas quanto as regras de utilização, afinal, como temos vizinhos, é preciso saber todos os direitos e deveres para que o seu uso seja o mais tranquilo possível.

Diferença entre área comum, área privativa e área total

Denominamos de área comum os espaços que podem ser utilizados de forma igual para todos os moradores. Devendo prevalecer a vontade coletiva sobre o interesse individual. São eles:

  • Espaço gourmet;
  • Salão de festas;
  • Piscinas;
  • Academia;
  • Playground;
  • Quadras poliesportivas;
  • Espaço pet;
  • Churrasqueira;
  • Elevadores;
  • Garagem;
  • Outros.

Já a área privativa é aquela de uso exclusivo do proprietário, isso inclui o próprio apartamento, vagas de garagem e o depósito (se houver, normalmente fica junto a garagem).

Em caso de locação, o proprietário concede o uso exclusivo da área privativa ao inquilino.

E, por fim, a área total é constituída pela área privativa e a área comum do condomínio.

Regras para a área comum do condomínio

Cada condomínio deve estipular as suas regras, por isso, ao comprar ou alugar um apartamento é importante que você entenda quais são as normas para as áreas comuns por meio do Regime Interno, aprovado em uma assembleia Geral Extraordinária ou pedir ajuda ao zelador e síndico.

Regras básicas para os condomínios:

  • A reserva do salão de festas ou churrasqueira deve ser solicitada através do livro de Ocorrência, para o zelador ou um responsável, sendo feita através de um condômino adulto;
  • Danos causados nas instalações, como móveis ou desaparecimento de algum utensílio devem ser arcados pelo condômino que realizou a reserva;
  • A utilização das áreas comuns apresentam horário definido e devem constar no Regulamento Interno;
  • No caso de visitas, elas devem seguir o que foi acordado no Regime Interno, assim as quantidades de pessoas não podem ultrapassar o número estabelecido, para não desrespeitar o direito dos outros moradores.

Para as pessoas que descumprirem as regras do condomínio, o inquilino é chamado pelo síndico para conversar sobre o problema. E, caso haja repetição, uma multa pode ser aplicada, sendo que o seu valor pode variar de acordo com a gravidade da ocorrência e a quantidade de infrações cometidas.

A área comum é responsabilidade de quem?

Como o nome mesmo já diz, a área comum é um elo entre os moradores, portanto sua manutenção é de responsabilidade de todos. Por isso, geralmente estes valores já estão embutidos nas taxas do condomínio, mas é muito importante que cada um faça a sua parte, mantendo sempre a organização e limpeza.

No caso de furtos, o condomínio é o responsável por fornecer dados para elucidação do caso, como imagens de câmeras de segurança à polícia. Entretanto, é de responsabilidade do morador objetos esquecidos nas áreas comuns, portanto fique atento!

Escolha o melhor local para se viver

Você precisa escolher um local que atenda todas as suas necessidades e de sua família. Afinal, com o dia a dia corrido, nem sempre temos tempo de aproveitar os momentos mais leves, por isso optar por morar em um local que tenha uma estrutura de lazer e esporte tem se tornado cada vez mais comum.

Ao escolher um empreendimento com uma boa infraestrutura, você estará contribuindo para a sua qualidade de vida e bem-estar.

Além de ser uma ótima ferramenta de socialização para crianças, práticas de atividades físicas e momentos de relaxamento. Proporcionando grandes vantagens como economia de tempo e de dinheiro.

Por isso, opte por ambientes que promovam uma vida mais saudável, com espaços verdes, contato com a natureza, áreas amplas, sustentáveis, que tornem quase obrigatórias você escolher determinado condomínio.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de dicas sobre condomínios em Bragança Paulista? Entre em contato com a nossa equipe, teremos o prazer em ajudar!

Precisa de ajuda?