fbpx

Qual o melhor momento de investir em uma piscina em casa?

Vivemos em um país tropical, com temperaturas elevadas em quase todas as regiões, principalmente no verão que o calor é garantido.

Por isso, ter uma piscina em casa se tornou o sonho de muitos brasileiros, seja para aproveitar as altas temperaturas, curtir com os amigos e familiares ou descansar.

Se o seu maior sonho é ter uma casa com piscina, mas não sabe se vale a pena o investimento, continue lendo este artigo e saiba quais são as vantagens e desvantagens de ter uma piscina em casa.

Piscina em casa é um bom investimento?

Para escolher um imóvel neste estilo, não há uma indicação definitiva se vale a pena (ou não), porém você deve pesquisar e analisar todas as questões que devem ser discutidas, antes de comprar uma casa com piscina ou construi-la.

De acordo com a Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas, mais de 70 mil são construídas por ano, porém é importante entender os custos para sua aquisição.

Piscinas maiores demandam cuidado redobrado, além de maior custo. E alguns materiais utilizados, podem ser considerados frágeis e pedem uma atenção extra. Então, dependendo das suas escolhas, o valor da manutenção, ao longo do tempo, pode superar o de construção.

É importante levar em consideração, que ao ter uma piscina em casa, seu imóvel poderá ser melhor avaliado, tendo um aumento no valor para uma futura venda, sem contar que na maioria das vezes uma área de lazer com piscina contribui para o fechamento de boa parte dos negócios.

Então, coloque os custos como construção, manutenção, acessórios e aparelhos  em um papel, levando em consideração o porque você gostaria de ter uma piscina em casa.

Você pode usar como base algumas perguntar fundamentais:

  1. Qual é a área disponível que eu tenho?
  2. A posição do sol é favorável para essa área?
  3. Quem irá utilizar e qual será a frequência?
  4. Quanto será necessário investir?

As respostas já devem estar bem definidas, mas caso ainda tenha dúvidas, veja algumas dicas que podem te ajudar na hora de escolher se precisa ou não de uma piscina em casa:

Frequência

Normalmente, a piscina é uma ótima opção para aqueles que tem um estilo de vida mais caseiro, que costumam fazer festas, convidar amigos e familiares para um churrasco.

Porém, se você é aquela pessoa que gosta mais de sair, viajar, e não se diverte muito se estiver em casa, talvez ter uma piscina não será boa ideia, afinal você usará tão pouco que a construção não valerá a pena.

Segurança

A segurança é um ponto muito importante, principalmente quando o assunto são crianças pequenas ou animais de estimação. Mas, existe uma solução para esse problema: você pode instalar redes de proteção na área da piscina, assim terá mais segurança nos momentos em que ela não estiver em uso.

Terreno

No caso de uma construção, se você tiver um espaço com privacidade em sua casa, é possível tornal o local mais agradável com uma piscina. Em contrapartida, se o espaço for reduzido, avalie qual seria o melhor caminho a seguir.

Hoje a muitos projetos e profissionais que desenvolvem piscinas em pequenos espaços, dando a ela sofisticação e conforto. Mas fique atento, é necessário ter um espaço para as máquinas e para guardar os aparelhos de manutenção.

Caso não seja viável, opte por banheiras do tipo spa, próprias para utilização ao ar livre.

Fica aqui uma dica: caso deseje construir uma piscina, faça isso no inverno, aproveite a época do frio para fazer a construção, pode ser mais rápido e mais barato do que na alta temporada. Além disso, quando o calor chegar, a área de lazer já estará pronta.

Material

Geralmente é utilizado três tipos de materiais: vinil, fibra de vidro e concreto, sendo as duas últimas as mais resistentes.

  • A piscina de vinil oferece diversas possibilidades, elas são montadas no local e não dependem de tamanho e forma. Exigem uma base de concreto e dispensam o uso de azulejos ou pastilhas, pois o seu revestimento é o próprio vinil. Sua manutenção é fácil, porém a vida útil do vinil é curta durando entre 8 e 10 anos, sendo necessário a troca ao final de cada período.
  • Para uma piscina de fibra de vidro, não é possível que haja muita personalização, porque a estrutura já vem praticamente pronta, sendo a instalação feita no local. Esse tipo de piscina é mais barato, tem rápida instalação e é mais resistente quando comparada com a piscina de concreto.
  • A piscina de concreto é a que tem maior custo. Um ponto positivo é que as piscinas de azulejos e alvenaria podem ser feitas da forma e do tamanho que desejar, possibilitando decoração. É preciso escolher ótimos materiais, que tenham qualidade para não trazerem problemas no futuro.

Mas fique atento, rejuntes mal acabados e azulejos quebrados ou trincados podem causar vazamentos, tornando os gastos maiores que o investimento inicial.

É possível montar a piscina do jeito que desejar, com diversas opções de tamanho, formato, com prainha, cascata, aquecedor, hidromassagem e outros. Se precisar, conte com a ajuda de um profissional, assim você poderá evitar grandes problemas.

Portanto, escolher a piscina ideal para sua família, determinará os custos de construção e manutenção, então opte por aquela que se encaixe no seu perfil e estilo de vida.

E você, já pensou em ter uma piscina em casa? Se sim, utilize todas estas dicas e faça os cálculos necessários para saber qual será a sua piscina dos sonhos!

Gostou desse artigo? Confira mais em nosso blog, tem muito conteúdo interessante por lá!

Precisa de ajuda?